7b8ef180be51e5865f7ccd51864b8da79baa4012
log.png

PET FLORESTAL

post

Boa leitura!

POST

boa leitura!

Dia de Proteção às Florestas - Uma memória a Chico Mendes

Hoje (17/07) comemora-se o Dia de Proteção às Florestas. Para celebrar essa data relembramos a memória de Chico Mendes, conhecido por sua luta pelos direitos dos seringueiros, pela defesa da floresta e pela política contra a ditadura. Chico Mendes nasceu no seringal Porto Rico, estado do Acre, e desde cedo trabalhou no seringal junto com seu pai onde vivia uma vida simples comum aos trabalhadores da região. As condições de trabalho exploratórias despertaram em Chico o sentimento de injustiça e indignação. Graças ao auxílio do refugiado político Euclides Fernandes Távora, Chico aprendeu a ler, escrever, e a pensar. Assim, pode-se opor às péssimas condições de trabalho, ao desmatamento e à violência suportada pelos seringueiros. Com a chegada dos sindicatos no Acre, Chico Mendes visualizou uma chance de mudança na realidade dos seringais e passou a participar da diretoria do Sindicato de Trabalhadores Rurais da Brasiléia. Sob a liderança de Wilson Pinheiros os seringueiros inventaram os “empates às derrubadas”, movimento de resistência onde os seringueiros junto com suas famílias protestavam contra a derrubada das florestas pelas motosserras em áreas ameaçadas de desmatamento.

Como contraposto ao desmatamento predatório, Chico defendia a criação de reservas extrativistas, modelo de extração sustentável onde a floresta é valorizada e preservada entre as gerações.

Sua luta repercutiu internacionalmente, chegando a ser reconhecido pela ONU. No entanto, teve sua vida interrompida em 1988, quando foi emboscados por fazendeiros e assassinado nos fundos de sua casa. Sua morte foi semente para a causa ambiental, determinando o avanço de políticas ambientais e a criação das primeiras reservas extrativistas. Hoje em dia, seu nome é representado na autarquia responsável pela gestão de unidades de conservação de todo o país, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).



fonte: Memorial Chico Mendes




Posts recentes

Ver tudo